CONFUSÃO EM MATRÍCULA DEIXA PAIS INDIGNADOS

0

Poucos dias após o CORREIO noticiar a possibilidade da falta de vagas para crianças de três anos nos núcleos de educação infantil de Marabá, a previsão se confirmou. Pais de alunos, entrevistados pela reportagem, estavam indignados com a situação, principalmente porque muitas creches acabaram adiantando a matrícula, que deveria ser feita no dia 22, deixando centenas de estudantes de fora.

“Eu aguardava uma vaga lá no Laranjeiras, só que infelizmente o diretor antecipou a matrícula. Deu até polícia lá no dia”, narrou Giovanne Vieira da Silva, pai do Gustavo, de três anos. Ele pretendia inscrever o filho no Núcleo de Educação Infantil Maria Clara Machado, localizado na Avenida Gaviões, Bairro Laranjeiras. Segundo ele, no local não há mais vagas disponíveis e, agora, resta apenas buscar outra creche para o filho estudar.

Em defesa da instituição, o professor José Rodrigues Lima disse que o período de matrículas aconteceu antes da hora para evitar possíveis incidentes. “A procura de vagas no ano de 2018 ficou muito grande, e as matrículas estavam marcadas para acontecer no dia 22. Mas a comunidade, com medo de perder as vagas, se antecipou e começou a chegar na última terça-feira, passando o dia e a noite aqui”, revelou.

Conforme ele explicou, foi necessário liberar as inscrições ainda na quarta-feira (18) para que não houvesse confusões na porta da escola e para impedir que alguns pais passassem mal, devido ao calor ou por ficarem horas na fila. O núcleo de educação tem quatro salas de aula e matriculou crianças até os cinco anos de idade, porém, o professor admitiu que até 200 alunos com idade de três anos podem ter ficado sem vaga.

Neurilene Fontenele da Silva, mãe do Pedro Henrique, também de três anos, conseguiu uma vaga para o filho no NEI Fernando Pessoa, localizado no Bairro Independência. Mas para isso, precisou buscar a creche antes do dia da matrícula. Ela falou ao Jornal que a rede municipal de ensino deveria disponibilizar mais matrículas às crianças menores. “Porque o melhor presente que o pai pode dar para o filho é a educação”.

De acordo com a diretora da instituição, Rosimary Nascimento Silva, na creche as inscrições também foram adiantadas, mas continuam na próxima segunda (22). “Eles (pais) tem que aguardar o encerramento da matrícula dos alunos de quatro e cinco anos, para a gente efetivar os de três anos”, reforça.

 

(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

 

Deixe seu comentário

Powered by keepvid themefull earn money

%d blogueiros gostam disto: